top of page

mensagens sonoras | paulo meira

 

pré–roteiro do programa de radio mensagens sonoras.

 

Radio Catimbó

 

Roteiro do Programa Mensagens Sonoras

 

 

 

 

Musica............................................................................................................

 

 

• Vinheta da radio

 

radio catimbó, com você navegando nas ondas do conhecimento.

 

 

Locutor

 

Bom dia caros ouvintes!

 

Eu sou Givanildo Maciel e esta é a sua radio Catimbó, ZYB 87,5 megahertz, Uma emissora da Alice Rabbit Foundation, uma instituição dedicada a difusão do conhecimento.

 

Apresentando para vocês o programa Mensagens sonoras!

 

 

• Vinheta da programa

 

mensagem sonoras, o seu programa de lazer e conhecimento.

 

 

Um oferecimento Alice rabbit foundation, uma instituição dedicada a difusão do conhecimento

 

 

Musica............................................................................................................

 

 

• Vinheta da radio

 

• Vinheta do programa

 

 

Locutor

 

 

Como de costumes iniciaremos nossa programação com nosso editorial, na voz deste que vos fala.

 

A radio Catimbó, em nome da sua diretoria e equipe agradece a todos os seus ouvintes:

 

Aos que esquecem para não perder a razão, relatam fielmente a realidade, prefaciam contos ainda não lidos, professam aos clássicos e são também a memória de uma faca. Também agradecemos aos que descobrem que escolheram a mais curiosa das profissões humanas - divisam o que passou e o porvir e ocasionalmente andam robustos e lentos pela vaga. Agradecemos aos que apagaram as pirâmides, as medalhas, os continentes e os restos; não abrem ou fecham qualquer porta; trocam, acaso, umas parcas palavras esquecidas; duvidam se estão extintos ou feridos e na alta noite contam as duras badaladas fatais. E não poderíamos esquecer de agradecer aos que ontem à noite mataram um homem na batalha e aos que miram, quando miram o próprio rosto e temem que o porvir seja um profundo corredor de espelhos; e aos que ilustram romances com centenas ou milhares de personagens; e aos que combinam aspectos que se repetem aqui e ali de maneira quase semelhante; e aos que sentem tardios escrúpulos de consciência, de remorsos, de desejos passageiros de honestidade; e aos que se enfeitam com plantas preciosas e essências raras; e aos que reclinam a cabeça em almofadas; e aos que cheiram a sais que os reanimaram há pouco.

 

Certos da compreensão dos que aqui não foram citados e de que  novas e breves oportunidades surgirão para tal, deixamos um derradeiro agradecimento aos que erram quando fazem previsões.

 

 

Musica..........................................................................................................

 

 

• Vinheta da radio

 

• Vinheta do programa

 

 

Locutor

 

O programa Mensagem sonoras estreia hoje o quadro paginas sonoras, um quadro dedicado a literatura.

 

Hoje dentro do quadro laboratório cientifico entrevistaremos o pesquisador Paulo Meira, falando sobre a realização de recentes pesquisas cientificas no Raso da Catarina. E como sempre estaremos recebendo ligações dos ouvintes que queiram pedir musicas ou simplesmente mandar seu recado. E não se esqueça que sempre que os sinos tocarem você ouvinte será brindado com um poema, pois é disso que o mundo precisa. Uma homenagem ao eterno Edgar Allan Poe.

 

 

Musica..........................................................................................................

 

 

• Vinheta do Horoscopo: Astros do conhecimento

 

 

Aries 21|03 a 20|04

 

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança. Uma pessoa de sucesso é aquela que cria uma parede com os tijolos que jogaram nela. Todo progresso acontece fora da zona de conforto.

 

 

• Vinheta da radio

 

 

Musica..........................................................................................................

 

 

• Vinheta da radio

 

• Vinheta do programa

 

 

Locutor

 

Mensagens sonoras traz para você agora Laboratório Científico: o conhecimento em ondas.

 

 

O perímetro das caatingas brasileiras estende–se pelo interior de todos os estados do Nordeste e por parte de Minas Gerais, num total aproximado de 11% do território do pais. No Raso da Catarina (BA), uma área de 38 mil quilômetros quadrados, plana e delimitada por escarpas erodidas, esse ambiente exibe sua versão mais bruta, seu perfil mais duro. A temperatura viaja aos 43ºC. A média de chuva beira míseros 400 milímetros anuais. Xiquexiques, mandacarus, macambiras e outros vegetais espinhosos se entrelaçam numa trama um tanto sinistra. O mormaço é sufocante. O Raso, enfim, é a quintessência da caatinga – um inferno de areia, espinhos e solidão.

 

Por esta razão o Raso da Catarina é um destes locais propicio ao divagar da mente, e não a toa, lugar onde se escuta o contar de muitas lendas. Lenda ou fato uma dessas estórias, recentemente surgida narra a existência de uma pequena comunidade nos confins do Raso, até aí tudo normal, porém o que torna esta comunidade especial é o fato de todos os seus integrantes serem portadores de despigmentação da pele, alteração genética mais conhecida como albinismo.

 

Esta conosco aqui na radio um representante da Alice Rabbit Foundation, uma instituição dedicada a estudos científicos, o pesquisador Paulo Meira, coordenador do projeto Albinos do Raso da Catarina, projeto este criado especialmente para estuda tal fenômeno, que irá nos colocar um pouco a par sobre a presente pesquisa.

 

Givanildo – Boa noite Sr. Paulo? Para começar nossa conversa, gostaríamos que o senhor nos falasse sobre estes indivíduos ou esse grupo de indivíduos? 

 

P. M. – Boa noite Givanildo, boa noite ouvintes!

 

Em nome da Alice Rabbit Foundation gostaria de agradecer a oportunidade de levar ao conhecimento do grande publico o nosso trabalho.

 

Como ainda estamos iniciando nossa pesquisa, as poucas informações de que dispomos são provenientes de uns poucos relatos que circulam de boca em boca na região.

 

Esses relatos nos contam que tais indivíduos são muito reservados e que sempre são vistos a noite, pois durante o dia as altas temperaturas impedem essas pessoas de saírem de casa, em decorrência do albinismo que os dotam de alta sensibilidade a luz solar.

 

G – e como vivem essas pessoas, se não podem sair de casa, como sobrevivem?

 

P. M. – Se supõe que vivam à noite e portanto são tidos como seres da escuridão, impossível de serem vistos à luz diurna, pois logo sucumbiriam sob o sol inclemente do sertão. São descritos como indivíduos de grande estatura. O que mais nos chamou atenção nos relatos é o fato desses indivíduos possuírem grandes orelhas.

 

G. – “Danou–se” e são “papafigos”?

 

P. M. – não Givanildo. O que a principio nós deduzimos é que, como é comum aos albinos, não possuírem boa visão, eles teriam seus sistemas auditivos extremamente desenvolvidos, fazendo com que lhes cresça grandes orelhas. Seria uma adaptação para compensar a sua deficiência visual. Esta característica torna possível desempenhar funções em situação de pouca ou nenhuma luz como: a caça, a coleta de alimentos, agricultura de subsistência, etc.

 

G. – e qual seria a causa disto, ou melhor qual a origem se é essa a palavra...

 

P.M. – ainda não se sabe ao certo, porém há quem credite tal fenômeno, de ordem genética, ser decorrente de fatos isolados ocorrido no sec. XIX, quando alguns indivíduos, entre eles, os que apresentavam algum sinal de enfermidades relacionadas a pele, tais como, hanseníase, vitiligo, e claro o albinismo, terem sido banidos do convívio social. Essas pessoas se reuniram em comunidades e uma vez isoladas em consanguinidade, teriam potencializado através de gerações, suas características albinas...

 

 

G. – E a conversa de que não teriam corpo, só cabeça?

P.M. – alguns moradores da região afirmam terem visto vultos de cabeças com grandes orelhas. Nos deduzimos que tal fato seja proveniente do fato de sempre serem avistado durante a noite e como outros afirmaram, são indivíduos de elevada estatura.

G. – em nome da radio catimbó eu quero agradecer a sua presença e desejar boa sorte e sucesso na sua pesquisa.

P.M. – obrigado a vocês pela oportunidade...

 

• Vinheta do Horoscopo: Astros do conhecimento

Touro 21|04 a 20|05

Há dois tipos de pessoa que vão te dizer que você não pode fazer a diferença neste mundo: as que têm medo de tentar e as que têm medo de que você se dê bem. O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo. Daqui a vinte anos, você não terá arrependimento das coisas que fez, mas das que deixou de fazer. Por isso, veleje longe do seu porto seguro. Pegue os ventos. Explore. Sonhe. Descubra.

 

 

Musica..........................................................................................................

 

Toca o sino: “os sinos de Edgar”

Do poeta Manoel de Barros, na voz deste que vos fala:

O Palhaço

Gostava só de lixeiros crianças e arvores

Arrastava na rua por uma corda uma estrela suja

Vinha pingando oceano!

Todo estragado de azul.

 

• Vinheta da radio

• Vinheta do Horoscopo: Astros do conhecimento

Gêmeos 21|05 a 20|06

Seu maior medo não deve ser o fracasso, mas ser bem-sucedidos em algo que não importa. Muitas das falhas da vida ocorrem quando não percebemos o quão próximos estávamos do sucesso na hora em que desistimos.

Coragem é a resistência ao medo, o domínio do medo – não a ausência do medo.

 

• Vinheta da radio

 

#a cidade é sua. Ocupe–a

 

Locutor

Eu sou Givanildo Maciel e esta é a sua radio Catimbó, ZYB 87,5 megahertz, Uma emissora da Fundação Alice Coelho, uma instituição de apoio as ciências e as artes.

Apresentando para vocês o programa Mensagens sonoras!

 

• Vinheta do programa

 

E para encerrar o quadro Laboratório científico de hoje, vocês vão ouvir e leitura do texto “três tempos” de A.C. para F.D. na voz deste que vos fala.

 

“ Somos a única espécie que tem consciência da passagem do tempo e de nossa própria mortalidade. A única espécie que tem noção da existência do futuro. Num futuro de cem mil anos nada é previsível – nesse tempo, poderemos ter espalhado a vida por toda a galáxia? Numa escala temporal de cem mil anos, o fator dominante na historia da vida talvez seja a adaptação ao universo de Carroll. No universo de Carroll, não há movimento de coisa alguma de um lugar a outro. Mesmo a luz tem velocidade zero.

Quando a vida estiver disseminada pela galáxia, estaremos vivendo num universo de Carroll, pois as distancias serão demasiadamente grandes para serem transpostas numa escala temporal humana. Mesmo mensagens que viagem à velocidade da luz levarão 50 mil anos para se arrastar através da galáxia. Épocas inteiras transcorrerão e culturas ascenderão e cairão no tempo decorrido entre uma chamada telefônica e sua resposta. Cada pedacinho da galáxia será um mundo em si próprio, isolado das outras partes pela imensidão do espaço e pela rapidez do tempo.

No passado, antes da invenção dos barcos e da roda, vivíamos num universo de Carroll, porque cada pequena tribo se deslocava por distancias pequenas ao longo do tempo de uma vida. Cada tribo era como um ponto no universo de Carroll, separado de outros pontos pelo espaço absoluto. Com a invenção dos barcos e da roda, aprendemos a viajar pelo mundo. Nosso espaço deixou de ser absoluto e ingressamos num universo de Newton. Um pouco mais tarde, inventamos o telegrafo e o radio e passamos ao universo de Einstein. Vamos permanecer no universo de Einstein, até que nos espalhemos por distancias interestelares ou encontremos alienígenas que já tenham se disseminado pela galáxia. E então, depois de nos espalharmos, voltaremos a um universo de Carroll. O universo de Carroll nos fez como somos, uma espécie territorial com lealdades intensas em relação a lugares e lares.”

 

Musica..........................................................................................................

 

• Vinheta da radio

• Vinheta do Horoscopo: Astros do conhecimento

 

Câncer 21|06 a 20|07

Apenas deixe para amanhã o que você está disposto a morrer tendo deixado de fazer. Se você quer fazer uma mudança permanente, pare de se focar no tamanho de seus problemas e comece a focar no seu tamanho.

 

Musica..........................................................................................................

 

• Vinheta da radio

• Vinheta do Horoscopo: Astros do conhecimento

Leão 21|07 a 22|08

Se você não tiver seu próprio plano de vida, é provável que caia no plano de alguma outra pessoa. E adivinha o que eles planejaram para você? Não muito. Muito do estresse que as pessoas sentem não vem de ter muito o que fazer. Ele vem de não terminar o que foi começado.

 

• Vinheta da radio

• Vinheta do programa

 

Locutor (vinheta do locutor?)

Eu sou Givanildo Maciel e esta é a sua radio Catimbó trazendo para vocês o programa Mensagens Sonoras, um oferecimento...

 

Musica..........................................................................................................

 

 

#a cidade é sua. Ocupe–a

Porque a luta pelo direito a cidade é a luta para construirmos a cidade que queremos viver, pelo tipo de ser que desejamos ser.

 

• Vinheta do Horoscopo: Astros do conhecimento

Virgem 23|08 a 22|09

A vida é uma viagem e se você se apaixona pela jornada, você estará apaixonado para sempre. Se você procura sua realização nos outros, você nunca será realizado. Se sua felicidade depende de dinheiro, você nunca será feliz consigo mesmo. Quando você perceber que não está faltando nada, o mundo pertence a você.

 

• Vinheta da radio

• Vinheta da programa

 

Toca o sino: “os sinos de Edgar”

De Walt Whitman (tradução de José Gatii) na voz deste que vos fala:

 

Quando soube no Fim do Dia

Quando soube no fim do dia que meu nome tinha sido

       recebido com aplausos na capital, aquela noite mesmo assim

       não foi feliz para mim,

E depois quando caí na farra, ou quando meus planos foram realizados,

       ainda não fiquei feliz,

Mas no dia em que me levantei na aurora com toda saúde,

       refrescado, cantando, inspirando o ar maduro do outono,

Quando vi a lua cheia no oeste empalidecer e desaparecer na luz da manhã

Quando andei sozinho pela praia, e me banhei nu,

       rindo com as aguas frias, e vi o sol se elevar,

E quando pensei que meu querido amigo meu amante já estava

       a caminho, ah, então fiquei feliz,

Então cada respirar ficou mais doce, e todo aquele dia a comida

       me nutriu muito mais, e o lindo dia passou bem

E o dia seguinte veio com alegria igual, e na noite seguinte

       chegou meu amigo,

E quando tudo estava quieto ouvi as ondas lentamente

       tocarem a praia,

Ouvi o murmúrios do liquido e das areias como se estivessem

       me sussurrando comprimentos,

Porque aquele que mais amo dormia ali ao meu lado sob a mesma coberta

       na noite fria,

Na quietude do luar de outono sua face se inclinava

       para mim,

E seu braço tocava o meu peito – e naquela noite

       fui feliz.

 

Musica..........................................................................................................

 

• Vinheta da radio

• Vinheta do programa

• Vinheta do Horoscopo: Astros do conhecimento

Libra 23|09 a 22|10

A arte de viver está menos em eliminar nossos problemas do que em crescer com eles. A felicidade não é uma estação em que você chega, mas uma maneira de viajar.

 

Musica..........................................................................................................

 

Toca o sino: “os sinos de Edgar”

De Dimitria  Leão, na voz deste que vos fala:

 

todos os números primos de abril/ Chove na Cidade Solar
teu nome de consoantes sonoras,
um homem me contou que além da pátria tem a fátria com um jeito de olhar que não murcha os pássaros que nascem das árvores dos nossos passos juntos. 
A tarde é uma manhã que amanhece noite e tu me disseste que só o cheiro do café bastava pra gente rir e rir das graves efemeridades. fiquei pensando nas frases feitas de sorrisos leves.
Em espanhol quando se quer dizer leve se diz leviano, e comprido é largo, e gaivota é gaviota, e esquisito é delicioso. 
acorda madrugadinha pra queimar no meio-dia da rasante de um plano etéreo.
ya te extraño
Lírio e Ícaro

 

# a cidade é sua. Ocupe–a

 

• Vinheta do Horoscopo: Astros do conhecimento

Escorpião 23|11 a 21|11

A verdadeira felicidade não é alcançada através da auto-gratificação, mas através da fidelidade a um propósito digno. Todos nós recebemos relatórios de muitas maneiras diferentes, mas a verdadeira emoção do que você está fazendo está em fazê-lo. Não é o que você vai conseguir no final, é realmente em fazer, e amar o que você está fazendo.

 

Sagitário 22|11 a 21|12

Faça algo que ame e você nunca mais precisará trabalhar na vida. Faça o que você sempre fez so por fazer e você terá sempre o mesmo resultado.

 

Capricórnio 22|12 a 20|01

A ansiedade é a vertigem da liberdade. Nós evitamos as coisas das quais temos medo porque pensamos que haverão consequências desastrosas se as confrontarmos. Mas a verdadeira consequência desastrosa em nossas vidas vem de evitar coisas sobre as quais nós precisamos aprender ou descobrir.

 

Aquário 21|01 a 19|02

Muito melhor é arriscar coisas grandiosas para ganhar vitórias gloriosas – mesmo que estampadas pelo fracasso – do que se alinhar com aqueles espíritos pobres que nem aproveitam muito nem sofrem muito, porque vivem em uma penumbra cinzenta que não conhece nem a vitória nem a derrota.

 

Peixes 20|02 a 20|03

Eu não sei a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos. O primeiro passo em direção ao sucesso é dado quando você se recusa a ser um prisioneiro do ambiente em que estava inicialmente. Sempre que você se encontrar ao lado da maioria, é tempo de fazer uma pausa e refletir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page